quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Nave militar não-tripulada X-37B é lançada pela terceira vez.


EUA lançam nave militar não-tripulada X-37B
Este é o OTV-2, logo após pousar de sua missão de 469 dias.[Imagem: Boeing]

Nave de compósito
Os Estados Unidos lançaram nesta terça-feira a nave espacial militar não-tripulada X-37B, que foi ao espaço em seu terceira missão.
Uma espécie de ônibus espacial em miniatura, a espaçonave de quase 9 metros de comprimento e 4,5 metros de envergadura, subiu ao espaço no topo de um foguete Atlas V.
Embora o X-37B lembre muito um ônibus espacial, ele foi fabricado com materiais compósitos, que são mais leves do que o tradicional alumínio.
Ele também usa uma proteção térmica de nova geração.
Enquanto os ônibus espaciais eram protegidos na reentrada por ladrilhos de um material conhecido como carbono-carbono, o X-37B usa um sistema de peça única, feita com fibras refratárias endurecidas, chamadas TUFROC - toughened uni-piece fibrous refractory oxidation-resistant ceramic, algo como cerâmica fibrosa refratária de peça única resistente à oxidação endurecida.
Na verdade, são usados pequenos ladrilhos de sílica, que depois são recobertos com o material fibroso, que é finalmente endurecido.
A nave espiã também não possui hidráulica: todos os seus controles de voo, incluindo os freios de solo, usados no pouso, são acionados eletromecanicamente.
Recorde no espaço
O lançamento foi feito a partir do Cabo Canaveral, a bordo de um Atlas V, umfoguete com uma enorme área de carga útil de 5 metros de diâmetro, fabricado pela United Launch Alliance - uma joint-venture entre a Boeing e a Lockheed Martin.
A missão é inteiramente militar, e não há previsão para sua duração.
O X-37B pode permanecer mais de um ano no espaço.
Este é o exemplar número 1, chamado OTV-1 (Orbital Test Vehicle). Ele foi ao espaço em 2010, permanecendo em órbita durante 220 dias.
O OTV-2, o segundo exemplar do ônibus espacial não tripulado construído pela Boeing, foi ao espaço em 2011, retornando ao solo em 16 de Junho, depois de 469 dias em órbita.
Para comparação, o voo mais longo de um ônibus espacial foi feito pelo Colúmbia, com duração de 17 dias e 15 horas. O recordista de voos totais, somando as diversas missões, foi o Discovery, com exatos 365 dias em órbita.
"O X-37B pode operar na órbita baixa da Terra, e então reentrar na atmosfera e pousar em piloto automático com o apertar de um botão," afirmou a Boeing em comunicado.


FONTE SITE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA. Nave militar não-tripulada X-37B é lançada pela terceira vez. 12/12/2012. Online. Disponível em www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=nave-militar-nao-tripulada-x-37b. Capturado em 20/12/2012. 

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Satélites científicos são lançados da ISS pela primeira vez.


Satélites científicos são lançados da ISS pela primeira vez
Os picossatélites científicos FITSAT-1, F-1, e TechEdSat logo após seu lançamento, feito a partir da Estação Espacial Internacional - ao fundo, um dos painéis solares da Estação.[Imagem: NASA]


CubeSats
Satélites artificiais normalmente são lançados do solo, a bordo de foguetes especialmente projetados para isso.
Mas, com a miniaturização, sobretudo os satélites científicos e de avaliação de novas tecnologias estão se tornando cada vez menores.
Já existem várias famílias deles, batizadas de CubeSats, PicoSats e assim por diante, dependendo de suas dimensões - os menores são cubos medindo 10 centímetros de lado e pesando 1,2 quilograma.
Satélites científicos são lançados da ISS pela primeira vez
Astronauta Aki Hoshide mostra os picossatélites pouco antes de sua transferência para o lado externo da Estação Espacial. [Imagem: NASA]
Do espaço para o espaço
A Agência Espacial Japonesa (JAXA) acredita que pode haver formas mais eficientes e mais baratas de lançar esses satélites.
E demonstrou isso no primeiro lançamento de satélites ao espaço já feito a partir da Estação Espacial Internacional.
ônibus espacial Endeavour já havia feito lançamento de picossatélites, mas esta é a primeira vez que o lançamento ocorre da Estação.
Para efetuar o lançamento, a JAXA construíram um módulo que pode ser movimentado de dentro do laboratório Kibo, onde os satélites são montados, ligados e configurados pelos astronautas, até o lado externo, onde o lançamento é realizado.
O módulo possui dois lançadores, cada um podendo conter até três microssatélites.
Satélites científicos são lançados da ISS pela primeira vez
O módulo possui dois lançadores, cada um podendo conter até três microssatélites. [Imagem: NASA]
Vantagens do lançamento espacial
O lançamento dos satélites a partir da Estação Espacial permite que a tripulação ligue os satélites pouco antes do lançamento, ao contrário de quando os satélites são postos nos foguetes, o que pode ocorrer semanas antes do lançamento.
Isto não só prolonga a vida útil dasbaterias, como também permite que a tripulação possa verificar a funcionalidade dos sistemas e efetuar reparos simples, se for necessário.
Além disso, como os microssatélites, ou CubeSats, são levados para a Estação Espacial embalados de forma segura dentro de um veículo como o ATV europeuou o HTV japonês, vibrações e alterações ambientais deixam de ser uma preocupação, minimizando o custo e o tempo de desenvolvimento e permitindo aumentar a carga útil.
Segundo a NASA, todas essas possibilidades se traduzirão em uma ampla gama de futuras aplicações para os microssatélites, sobretudo para as observações ambientais.


FONTE SITE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA. Satélites científicos são lançados da ISS pela primeira vez. 14/12/2012. Online. Disponível em www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=satelites-cientificos-lancados-iss. Capturado em 19/12/2012.