sábado, 31 de março de 2012

Passeio Ciclístico de Heliópolis - Sampa

Como amante do cicloturismo não poderia deixar de mencionar este mega evento com os bikers de Sampa.


Radioamadorismo e cicloturismo igual a vida saudável. 
Vida feliz, prospera e salvação somente aceitando JESUS como Senhor, Salvador e seguindo seus ensinamentos.
Renato Nunes - PY1ET



Participe do Passeio Ciclístico de Heliópolis e das atividades que acontecerão o dia todo.
Haverá ainda a entrega simbólica das primeiras bicicletas de bambú do Programa Escolas de Bicicleta.
Para o passeio, se você não tiver bicicleta, haverá algumas para empréstimo. Para isto, escreva no escolasdebicicleta@prefeitura.sp.gov.br com nome e telefone.
Além do passeio teremos o Baile do Simonal com os cantores Max de Castro e Simoninha e o sorteio de uma bicicleta de bambu!
Venha com a família e participe das atividades: gincanas de bicicleta, aprendendo a pedalar, mecânica e conserto de bicicleta.
Os 300 primeiros inscritos ganharão kit exclusivo do evento. Corra! Restam poucas vagas!
Inscrição pelo e-mail: escolasdebicicleta@prefeitura.sp.gov.br (nome e telefone)


quinta-feira, 29 de março de 2012

Conferência Global de Emergência de Radioamadores (GAREC) 2012


Escrito por G0DUB   
Terça-feira 27 março, 2012 21:09

A Conferência Global de Emergência de Radioamadores (GAREC), agora cunhado como "MyGAREC 2012", será realizada no Porto Thistle Dickson Resort, Negeri Sembilan, de novembro de 12 a 14. Ela atrai participantes de todo o mundo.
O GAREC primeira foi em 2005 e é o principal evento anual com a participação de pessoas com um interesse em radioamadorismo fornecendo comunicações de emergência durante exercícios de treinamento ou em resposta a desastres.
MyGAREC 2012 foi programada para seguir imediatamente a IARU Região 3 Conferência no Vietnã (05-09 novembro), que tem como tema as comunicações de socorro. Informações gerais, incluindo informações sobre o local, taxas de matrícula e ordem do dia provisória e os formulários de inscrição serão publicadas no site www.mygarec2012.com até o final deste mês. Este site será atualizado com freqüência para manter todos atualizados com as últimas novidades e mudanças no programa.
Entre os temas a serem discutidos projectos são o HF Procedimento Operacional de Emergência, o futuro da GAREC, apresentações das três regiões da IARU e também algumas apresentações de sociedades com comunicações recentes desastres operações de socorro. Para mais informações você também pode enviar e-mail info@mygarec2012.com
(Equipe MyGarec 2012)


SITE IATRU R1. Conferência Global de Emergência de Radioamadores (GAREC) 2012. 27/03/2012. Online. Disponível em http://www.iaru-r1.org/index.php?option=com_content&view=article&id=966:global-amateur-radio-emergency-conference-garec-2012&catid=48:emcom&Itemid=99. Capturado em 29/03/2012.

quarta-feira, 28 de março de 2012

Explosão de laser mostra como magnetismo surgiu no Universo


Origem do magnetismo
Há campos magnéticos por todo o espaço galáctico e intergaláctico.
O que é intrigante é imaginar como é que eles foram criados originalmente, e como se tornaram tão fortes.
Agora, uma equipe internacional de cientistas usou um laser para criar campos magnéticos semelhantes àqueles que se imagina serem necessários para a formação das primeiras galáxias, na infância do Universo.
Os resultados são um primeiro elemento importante na tentativa de solucionar o enigma de como o Universo gerou seu próprio magnetismo.
"Nosso experimento recriou o que estava acontecendo no início do Universo e mostrou como os campos magnéticos galácticos apareceram," afirmou o Dr. Gianluca Gregori, da Universidade de Oxford, no Reino Unido.
"Isso abre a perspectiva emocionante de sermos capazes de explorar a física do cosmos, que remonta a bilhões de anos, em um laboratório de laser aqui na Terra," completou.

 A explosão revelou a formação de campos magnéticos e correntes elétricas ao redor da onda de choque - o fenômeno ocorreu em uma janela de 1 microssegundo após o disparo

Explosão a laser
A equipe, liderada por físicos da Universidade de Oxford, no Reino Unido, usaram um laser de alta potência para explodir uma haste de carbono, semelhante a uma ponta de lápis, imersa em gás hélio.
A explosão foi projetada para imitar o caldeirão de plasma do qual foram formadas as primeiras galáxias - o plasma é um gás ionizado contendo elétrons livres e íons positivos.
O disparo revelou a formação de campos magnéticos e correntes elétricas ao redor da onda de choque - o fenômeno ocorreu em uma janela de 1 microssegundo após a explosão.
Os astrofísicos pegaram estes resultados e os ampliaram em 22 ordens de grandeza (x * 1022) para descobrir que a medição é compatível com as chamadas "sementes magnéticas", previstas pelas teorias de formação de galáxias.



SITE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA. Explosão de laser mostra como magnetismo surgiu no Universo. 28/03/2012. Online. Disponível em www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=explosao-laser-como-magnetismo-surgiu-universo. Capturado em 28/03/2012. 

sexta-feira, 23 de março de 2012

Pesquisa do novo portal de classificados para Radioamadores e afins.


Convido a todos os colegas a participarem da Pesquisa do novo portal de classificados para Radioamadores e afins.
Envie sua sugestão para py1et@yahoo.com.br e juntos vamos criar um portal que fato atenda ao radioamador com qualidade e segurança.


domingo, 18 de março de 2012

Primeiras imagens satélite rádio amador CubeSat Masat-1


Masat-1, primeiro satélite húngaro fez história novamente quando ele capturou as fotografias primeiro espaço de satélite em 8 de março de 2012. A primeira foto mostrou o trecho sul do continente Africano. As fotos foram feitas próximas da Austrália e Antártida, em qualidade e quantidade sem precedentes no reino CubeSat.
Além de sua beleza única, as fotos também demonstrar o planejamento cuidadoso e execução de operação do satélite, provando que mesmo dentro da massa apertado e restrições energéticas de Masat-1, é possível captar imagens espaciais.
Masat-1 imagem 08 da África Austral tomadas 12:37 8 mar 2012 

Masat-1 é o primeiro satélite húngaro, projetado e construído por alunos e professores da Faculdade de Engenharia Elétrica na Universidade de Budapeste, de Tecnologia e Economia, em colaboração com o Escritório Espacial Húngaro e várias empresas nacionais. O satélite, medindo 10x10x10 cm e pesando 1 kg, foi lançado pelo veículo lançador Vega da Agência Espacial Europeia (ESA) da base espacial em Kourou, no Caribe.Masat-1 junto com sete outro aluno construída satélites de radioamadores foram implantados em um 1441 por 310 km órbita.
O satélite foi operando perfeitamente desde o lançamento de 13 de fevereiro de 2012, vindo a transmissão de dados para a estação principal de controle do solo (Budapest University of Technology) e da estação de controle secundário do solo (ERD, Hungria). Para além destas estações de controlo interno, mais de 120 radioamadores receberam em todo o mundo por satélite. A sua contribuição total para o sucesso da missão ultrapassar 200000 pacores de dados.   
Masat-1 image 09 tomadas 12:37 08 març 
A câmera on-board de Masat-1 tem uma massa de cerca de duas moedas de euro. A resolução máxima é de 640 × 480 pixels. Uma largura de 1 pixel corresponde a uma distância de 1 a 10 km sobre as imagens gravadas.
O indicativo de chamada de Masat-1 é HA5MASAT e da frequência de transmissão de telemetria é 437,345 MHz + / - Doppler, que no pior dos casos poderia ser + / - 10 kHz.
Masat-1 image 19 taken 05:53 March 12, 2012 
Masat-1-do-chão do software cliente Station foi preparado para processar a GFSK 625/1250 bps transmissão recebida a partir do satélite Masat-1. O software oferece as seguintes funções:
- Demodulação de áudio 
- decodificação de pacotes 
- visualização de dados por pacotes 
- enredo cachoeira freqüência para ajudar sintonia de rádio
Faça o download do software e um teste de arquivo WAV de http://cubesat.bme.hu/en/foldi-allomas/kliens-szoftver/
Masat-1 designado MagyarSat-OSCAR-72 (MO-72) http://www.uk.amsat.org/4928


FONTE - SITE AMSAT-UK. Primeiras imagens satélite rádio amador CubeSat Masat-1. 14/03/2012. Online. Disponível em http://www.uk.amsat.org/5781. Capturado em 18/03/2012.