segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Circuito controlador automático de Ventoinha

Este circuito vai ligar / desligar o ventilador de 12V DC ou ventilador quando a temperatura da CPU acima temperature.You normal pode definir ligar temperatura por ajustar VR1. Este circuito usar um NTC(coeficiente de temperatura negativo) que é um termistor é aquele em que a resistência zero de energia diminui com o aumento da temperatura. Se a temperatura tão increate a tensão no pino 3 no LM311 vai decreated. A resistência do NTC é de cerca de 10K de 25'C.

VR1 deve ser multi-voltas tipo potenciométrico vez 10K/25 tais


circuito


FONTE - http://www.coolcircuit.com/circuit/fan_controller/

Ventoinha automática – Simples e Eficiente!

Quem nunca ligou uma ventoinha no dissipador do rádio! ainda mais nos contestes e câmbios lonnngos hihihi. Na web, (santa web) achei este simples e eficiente circuito que é uma mão na roda (literalmente).  Consiste num circuito que quando ”fareja” a RF, polariza o  transitor que aciona a ventoinha, evitando assim as chaves liga desliga, ou que fique ligado direto!

O circuito ajuda ao rádio a esfriar e não perder potência, o indutor Ll consiste em 10 voltas de fio isolado 24 encapado em torno do cabo coaxial. Pode se alterar os números das espiras e o diâmetro do fio.

FONTE - http://py1wx.wordpress.com

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Criado tablet para escrever em Braille


Mudando de ideia
Pesquisadores da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, criaram um tablet que permite escrever braile usando a tela sensível ao toque.
"Originalmente, nossa intenção era criar um aplicativo de reconhecimento de caracteres que pudesse usar uma câmera de um dispositivo móvel - um celular ou um tablet - para transformar páginas em Braille em textos correntes," explica Adam Duran, idealizador do projeto.
Mas os problemas começaram a pipocar rápido.
"Como é que uma pessoa cega vai orientar uma página para que o computador saiba qual é o lado de cima? Como uma pessoa cega vai garantir a iluminação correta de toda a página," explica Duran.
Logo ficou claro para ele e seus colegas Adrian Lew e Sohan Dharmaraja que o pulo do gato não era fazer um leitor Braille, mas um "escrevedor" Braille.
"Imagine ser um cego em uma sala de aula, como é que você vai fazer anotações," comenta Lew. "E como fazer se você estiver na rua e precisar anotar um número de telefone? Estas são questões reais com que as pessoas cegas se deparam no dia-a-dia."

Para escrever em braile, o usuário coloca oito dedos sobre a tela e o programa atribui automaticamente as teclas virtuais a cada um dos dedos. [Imagem: Stanford School of Engineering]


Tablet para escrever em Braille
Uma máquina de escrever Braille moderna se parece com um notebook sem tela, com um teclado de oito teclas - seis para criar o caracter, mais um enter e um delete.
O maior desafio foi criar uma forma para que uma pessoa cega pudesse encontrar as teclas em uma tela sensível ao toque comum, que é plana, sem nenhuma saliência.
Então, em vez de criar teclas na tela que o usuário precise localizar, os cientistas inverteram o processo: o usuário coloca oito dedos simultaneamente sobre a tela e o programa leva as teclas virtuais até cada um dos dedos.
Se o usuário ficar perdido no meio da digitação, basta tirar todos os dedos da tela e começar de novo.
Os cientistas afirmam que um tablet Braille deverá custar um décimo do preço de uma máquina de escrever Braille tradicional.



FONTE - SITE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA. Criado tablet para escrever em Braille. 14/10/2011. Online. Disponível em www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=tablet-escrever-braille. Capturado em 28/10/2011. 

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Torre de aproximadamente 100 metros de altura desaba e atinge casas e carros em Água Clara

A matéria exibida no portal Água Clara serve de alerta para todos nós radioamadores. Acesse a matéria na integra e veja o porque.


Uma torre de aproximadamente 100 metros da empresa telefônica Oi desabou hoje na Rua Munir Thomé, no Bairro Centro Velho, em Água Clara.



 
 O fato aconteceu por volta das 13:00 no momento em que acontecia um temporal de chuva e vento forte na cidade. Seis pessoas ficaram feridas. A torre desabou em 4 casas e 4 carros. Uma Pampa, um Gol , um Corola e um Astra foram atingidos. A cidade ficou sem energia por quase três horas e sem sinal de celular.




 Luiz Roberto Garcia foi uma das vítimas que teve sua casa destruída. “A hora que a torre saiu do lugar eu estava saindo de casa e notei que ela começou a balançar, foi o tempo que eu tive para tirar meus parentes rapidamente de casa. Só não consegui tirar o meu primo que estava no quarto e foi atingido pelos destroços, mas graças a Deus ele teve somente uns ferimentos e passa bem”, disse Luiz Roberto logo após o acidente.



Francisco Vicente Nascimento, de 65 anos, foi outra vítima que teve sorte. Ele conta que estava dentro da sua residência quando a torre caiu. “Não tive tempo de fazer nada, só tentar me proteger. Estava com minha filha e por sorte não sofremos nada grave. Francisco teve alguns ferimentos na cabeça e no braço, mas passa bem.

Nenhuma pessoa está em estado grave, às vítimas sofreram ferimentos leves, sem fraturas. A rua está interditada devido à queda que aconteceu ao lado da Secretaria de Educação.







FONTE - SITE PORTAL ÁGUA CLARA. Torre de aproximadamente 100 metros de altura desaba e atinge casas e carros em Água Clara. 25/10/2011. Online. Disponível em http://www.aguaclarams.com.br/noticias/Default.aspx?id=30503&cad=3.  Capturado em 27/10/2011. 




quarta-feira, 26 de outubro de 2011

ARISSat-1 Team anuncia Concurso em Código Morse


ARISSat-1 - o satélite mais recentes de Radioamador - começou a sua missão de educação baseado após a implantação da Estação Espacial Internacional em agosto de 2011. O ARISSat-1 missão é fornecer uma variedade de informações através de seus modos de difusão muitos promoção STEM educação baseada em iniciativas em sala de aula. Em um esforço para ajudar a concretizar esta missão, a ARRISSat-1 Team está patrocinando um concurso de CW.
Para participar, os ouvintes precisam copiar e enviar qualquer seis dos mais de 200 sinais de chamada transmitido durante várias passagens ARISSat-1 do satélite. Depois de ter pelo menos seis sinais de chamada, submetê-los via e-mail para receber um certificado especial. Junto com seus sinais chamar seis, por favor inclua o seu nome, seu indicativo de chamada (se você tiver um), o tempo (em UTC) e da data de recepção do sinal de cada chamada e sua cidade, estado e CEP.
Um número de radioamadores têm dado passos significativos no desenvolvimento de comunicações espaciais via rádio amador. Para celebrar suas realizações, a sinais de chamada de mais de 200 destes presuntos foram digitalmente armazenados a bordo ARISSat-1 e estão sendo transmitidos em rotação usando o código Morse em 145,92 MHz. Os sinais de chamada pode ser ouvido entre a identificação CW RS01S ea telemetria CW na seqüência repetida código de transmissão.
De acordo com o ARRISSat-1 Team, um dos principais objetivos deste concurso é promover o interesse em aprender CW, especialmente pelos estudantes: "o código Morse continua a desempenhar um papel importante nas comunicações de emergência, e é uma maneira divertida de enviar mensagens usando rádio amador. Nesse espírito, pedimos que os participantes copiar o código à mão e se abster de utilizar meios artificiais, tais como decodificadores eletrônicos, para decodificar os sinais de chamada. Devido à possibilidade de interferência ou ruído ambiente excessivo que podem estar presentes durante a passagem, gravando o código para a reprodução e decifrar após a passagem é permitida. "Para obter informações mais detalhadas sobre como receber e decifrar as transmissões em ondas contínuas, visite o" Receber ARISSat-1 " página web .
O ARISSat-1 Team pede que todos os ouvintes ARISSat-1 deve se abster de divulgar publicamente quaisquer sinais que chamam de cópia. Postagem do sinais de chamada concurso na Internet, AMSAT-bb, quadros de avisos ou de qualquer outra áreas para exibição pública irá resultar em que o ouvinte ou o grupo sendo desclassificado do concurso, juntamente com os sinais de chamada divulgados.
Por favor, consulte alguma dúvida sobre este concurso para Rod Walin, KC0ZHF, via e-mail . Regras completas podem ser encontradas aqui .



FONTE - SITE ARRL. ARIS Sat-1 Team anuncia Concurso em Código Morse. 12/10/2011. Online. Disponível em http://www.arrl.org/news/arissat-1-team-announces-morse-code-contest.  Capturado em 26/10/2011. 

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Dono do QRZ.COM


Em 1992 eu fazia parte de um grupo de notícias chamado rec.radio.amateur internet onde eu aprendi muito com a leitura de mensagens enviadas por outros radioamadores ao redor do mundo. Na época, não havia World Wide Web ea internet foi principalmente downloads apenas e-mail e FTP. Um grupo de rapazes mencionou que poderia comprar um banco de dados dos EUA indicativo do governo para cerca de US $ 700, mas foi um preço que ninguém estava disposto a pagar. Este me levou a pensar ", e se alguém comprou uma cópia, em seguida, dividi-lo com as pessoas o suficiente para quebrar mesmo sobre o custo?". Bem, eu fiz exatamente isso, e antes que eu percebesse que eu estava copiando fitas em meu escritório em casa e enviá-los por todo o país. Fizemos cerca de 100 cópias em que o requerente poderia enviar-me uma fita em branco e US $ 20 em um SASE.
Com a minha cópia do banco de dados, eu comecei uma placa de boletim dial-up no Phoenix, AZ área de espalhar a palavra com os radioamadores locais na rede de troca semanal. Logo, eu tinha cerca de 100 usuários regulares sobre o texto-somente o sistema dial-up que foi chamado de "O AA7BQ Database Server Indicativo".
Seis meses depois, era hora de obter uma cópia atualizada dos dados porém eu não estava interessado em fazer mais do copiando mão. Na época, CDROM foram saindo e isso soava como o meio perfeito para distribuir os dados. Entrei em contato com uma empresa shareware chamado Walnut Creek CDROM e perguntou-lhes se eles tivessem um 60mb de espaço livre em um de seus títulos existentes shareware e fiquei surpreso quando eles sugeriram que ir em frente e criar um CD de rádio amador. Eles concordaram em pagar para a replicação e me pagar um royalty de vendas. Nunca tendo o autor de um produto de software comercial antes, me alistei a ajuda de John, NJ7E, que desenhou o formato de dados CDROM que logo se tornaria um legado. O software foi escrito em C, e correu em DOS, bem como UNIX.
Ter o software para fora do caminho, comecei a procurar um nome adequado para o projeto. Enquanto estiver dirigindo para casa do trabalho à noite uma, ocorreu-me que o Q-QRZ sinal soou bem, pois ele parecia responder à pergunta: "Quem está me chamando?". Nós chamamos o primeiro CDROM "QRZ!" e que foi o início de um dos capítulos mais interessantes e gratificantes da minha vida.
O novo CD vendeu muito bem com os primeiros 1000 exemplares desaparecendo quase de noite. Seis meses mais tarde, outra atualização FCC estava disponível e assim começou o ciclo de seis meses de atualizações QRZ CDROM que durou 16 anos.  
Em 1993, fiz amizade com um local dial-up ISP e eles concordaram em me deixar passar o meu telefone fixo para BBS sua sala de servidores e entrar no backbone internet. Eu escrevi um e-mail para internic.net e foi concedido o QRZ.COM nome de domínio em outubro daquele ano. Na época, havia menos de 25.000 hosts registrados na internet. Eu comecei a aprender HTML e usando Mosaic, os mundos primeiro web browser, projetada uma teia de pesquisa para o banco de dados.
Eo resto é história. Paramos de fazer CDROM em 2009 após a venda do produto havia caído abaixo de 1000 cópias por edição. Hoje, os mesmos dados CDROM está disponível para download instantâneo, e é atualizado todos os dias.
Vida pessoal
Meu pai era mecânico de helicópteros do Exército dos EUA, e ao longo dos anos que viveu na Flórida, New Jersey, Georgia, Illinois, Alabama, Alemanha, Kansas, Arizona, e provavelmente alguns outros lugares que eu não me lembro. Eu me tornei um aficionado de tecnologia em uma idade adiantada. Aos 17 anos eu estava trabalhando durante o verão com o meu tio João, KC5UNF, que dirigia uma pequena oficina de TV na área de Phoenix. A partir desse ponto em diante eu era viciado em tecnologia e, eventualmente, fiz o meu caminho para a indústria de computadores onde eu estive emprego remunerado por mais de 25 anos.
De 1988 a 2006 eu estava empregada na Sun Microsystems, Inc., como um arquiteto de sistemas UNIX. Sol era um lugar divertido para trabalhar na década de 80, um lugar excitante para trabalhar na década de 90, e um lugar miserável depois disso. Culpo-lo sobre a síndrome grande empresa, como, eventualmente, tornou-se uma burocracia enlouquecedora. Eu teria ficado mais tempo, mas eu estava finalmente deixar ir em uma demissão em massa depois de ter feito isso por meio de demissões 5 ciclos anteriores. Esse é o mundo dos grandes negócios hoje. Não me arrependo de trabalhar lá, no entanto, porque o que eu aprendi nesses 18 anos acabou por ser mais valioso do que eu jamais poderia ter imaginado. Era hora de ir, eu suponho, porque menos de 3 anos depois, a Sun não existe mais, tendo sido comprada pela Oracle. Oh bem, foi um grande passeio.
Além de rádio amador, meus hobbies principais incluem aviões voando, tocando a guitarra, programação, swapmeets eletrônico e um monte de outras coisas que eu não posso pagar. É uma coisa boa que o Arizona não tem um litoral de outra forma eu teria que comprar um barco. É incrível como muitas pessoas aqui em Phoenix têm barcos, especialmente porque estamos muitas centenas de milhas da costa, mas eu discordo.
Dada uma escolha, entre barcos e voar no entanto, eu provavelmente em vez de um avião próprio. Até agora, isso não aconteceu, no entanto, e ao invés disso eu me considero sortuda de ser capaz de alugar um de vez em quando agora. Eu tenho minha licença de piloto privado com a idade de 30 em Colorado Springs, Colorado, em um avião que era pequeno demais (a Tomahawk Piper) em um campo de pouso que foi muito alta (6,000 pés MSL). Hoje, tenho uma classificação CFII e uma licença única e multimotor comerciais. Eu realmente gosto de instruir no entanto não é uma ocupação que que eu poderia pagar nesta idade. Eu sou um membro à espreita do CEA (Local Capítulo 1217), a Patrulha Aérea Civil (PAC) e da AOPA. Apesar de minhas classificações fantasia, eu só tenho acumulado cerca de 600 horas de vôo ao longo dos anos.


A primeira vez que me interessei por rádio de volta no início dos anos 70 quando havia um monte de baratas engrenagem CB utilizado (tipo de tubo) para ser tido. Eu tenho a minha licença de CB realizou o indicativo KEU2408. Eu fiquei entediado com a CB muito rapidamente e dentro de um ano eu estava fora do ar para o bem. Eu tinha interesse em radioamadorismo no momento, mas não podia se interessar o suficiente para sentar e aprender o código Morse.
Em 1975 eu ganhei minha segunda e primeira classe permite operador de radiotelefonia (agora Grol) através de auto-estudo.Então, eu trabalhou brevemente para uma pequena estação de rádio AM, WRXB, em St. Petersburg Beach, Florida. Eu era um engenheiro-chefe de 23 anos, sem educação formal em eletrônica.Foi muito divertido enquanto durou.
Minha vida quanto um geek do computador começou no início e meados dos anos 80 com computadores de placa única e início de sistemas operacionais como o CP / M. Tornei-me um Apple e IBM certificadas reparador e estava em San Francisco para o lançamento do primeiro Macintosh. Eu também participei IBM escola reparador para o IBM PC e XT em torno do mesmo tempo. Trabalhando em Colorado Springs, CO, consegui ter dois empregos ao mesmo tempo, uma na loja de computador local e outro na TRW, Inc., onde eu trabalhava como técnico em eletrônica. Eventualmente, me envolvi em unidades de disco óptico (com um enorme 100MB de armazenamento) e que me levou a Rhode Island e um ano mais tarde ao Vale do Silício, onde acabei por entrar na Sun Microsystems em janeiro de 1988.




Fred com XYL Robin em abril de 2010
Em 1989 eu tive o suficiente de ser negado o prazer de ter um rádio amador e então eu simplesmente sentei e me forcei a aprender o código Morse. Tomei meu primeiro teste em 07 de janeiro de 1989, em Cupertino, CA. Naquele dia passei no código de 5 WPM (com as mãos trêmulas), e do Iniciante (2), Técnico (3A) e Geral (3B) exames escritos. Minha licença de técnico, N6UFT, foi emitida em 31 de janeiro de 1989. Quando chegou alguns dias depois, eu fiz o meu primeiro QSO em 40 metros CW (até então, CW era um objetivo pessoal) e entrou no ar com um equipamento de 220 MHZ móveis também. Havia um monte de finas repetidores 220 Mhz na área da baía no momento.
Três semanas depois, no dia 21 de janeiro, fiz um upgrade para a Classe Avançada quando passei o código WPM 13 e exames escritos. Eu pedi um novo indicativo e foi concedido KJ6RK que felizmente soou bem na CW. Em abril daquele ano, enquanto freqüentava a faculdade Hamfest mensal Foothills, levei os exames extra classe em um desafio. Passei a escrita, mas perdeu o código de teste por um caractere. Então, depois de escovar um pouco mais sobre o código, passei no teste WPM 20 e ganhou a minha licença de classe extra no dia 13 de maio. Foi uma temporada de primavera ocupado para mim e eu estava tendo uma explosão! Eu mantive o indicativo KJ6RK até que me mudei para o Arizona no final daquele ano e foi sistematicamente emitidos AA7BQ.
Comecei QRZ em 1992 como um sistema de publicações de boletins dialup. Eu escrevi mais sobre essa história em http://www.qrz.com/i/about.html.
Ao longo dos últimos dois anos o meu hobby principal foi QRZ. Simplesmente não há tempo para muito mais e há sempre algo interessante para fazer. Meu equipamento atual é um. IC-756 Pro III que, infelizmente, não foi ligado em vários meses Minha antena é uma longwire remotamente ligado que funciona bem apesar das circunstâncias. Todo ano eu espero obtê-lo em campo para o dia, e às vezes eu realmente fazê-lo!
2011 - Este ano eu estava genuinamente surpreso ao ganhar o prêmio Special Achievement da Amateur Radio Association Dayton. Foi uma grande honra e um que eu vou amar para sempre.




FONTE - SITE QRZ Perfil do dono do QRZ Online. Disponível em http://www.qrz.com/db/AA7BQ  Capturado em 22/10/2011. 

sábado, 22 de outubro de 2011

Conheça os prováveis sucessores dos ônibus Espaciais


Futuro incerto

Os ônibus espaciais ficaram na história, mas as discussões continuam entre os políticos norte-americanos, com o orgulho ferido por terem "perdido o acesso ao espaço".
Sem uma nave própria para enviar astronautas ao espaço, e com um orçamento que é menos de 40% do que era há uma década, a NASA está apostando no setor privado.
E, na falta de uma, a agência espacial norte-americana agora se vê às voltas com nada menos do que cinco projetos de naves espaciais.
Se tamanha dispersão é uma distribuição de riscos ou se revela uma total falta de foco, somente o tempo dirá.
Aqui estão apenas os desenvolvimentos em estado mais adiantado, já que os incentivos diretos e as sinalizações recentes da NASA sobre uma "privatização do espaço" estão entusiasmando cada vez mais a iniciativa privada a criar novos veículos espaciais.


A pressão feita sobre a NASA com o fim do programa dos ônibus espaciais levou a uma antecipação da primeira missão privada à Estação Espacial Internacional. [Imagem: SpaceX]



SpaceX - Dragon
A SpaceX é a líder na corrida por uma nova nave norte-americana.
Sua cápsula Dragon fez o primeiro voo de teste, com sucesso, há cerca de um ano.
Agora, já há um voo até a Estação Espacial Internacional agendado para o fim de 2011 ou início de 2012, incluindo uma atracação - para simplificar e baratear o projeto, a nave não tem um sistema de atracação automático, devendo ser capturada pelo braço robótico da Estação.
A empresa já tem 12 missões programadas para a Estação para levar cargas.
No caso de levar astronautas, a SpaceX estima poder levar até sete em cada viagem, com cada passagem custando cerca de US$20 milhões.
A Dragon é uma nave reutilizável, descendo de pára-quedas no Oceano. Mas a empresa já acena com um sistema de desaceleração que a traga de volta suavemente para um pouso no solo.
Outra novidade é que o escudo térmico da Dragon é capaz de suportar o calor gerado pela reentrada da sonda em alta velocidade, como as que ocorreriam em missões além da órbita baixa da Terra, incluindo a Lua.
A SpaceX também está desenvolvendo o Falcon Heavy, que deverá ser o foguete mais potente do mundo.


Um dos objetivos da Boeing é levar turistas ao espaço a partir de 2015. [Imagem: Boeing]


Boeing - CST-100
O CST-100 está sendo desenvolvido de forma a ser o mais flexível possível quanto aos seus objetivos.
E o objetivo primário, como não poderia deixar de ser, é o de levar suprimentos e astronautas para aEstação Espacial Internacional.
Mas, nesse quesito, a Boeing está atrás da SpaceX, que já possui testes reais agendados.
Talvez por isso haja objetivos secundários, como pequenos passeios com turistas espaciais ou para levá-los até um hotel espacial projetado pela empresa Bigelow.
CST é a sigla de Crew Space Transportation (transporte de tripulantes ao espaço), enquanto o número 100 refere-se à altitude atingida pela nave (ao redor de 100 km), considerado um voo de órbita baixa.
Como os voos de órbita baixa exigem menos equipamentos e um menor suporte de vida, a nave é bem mais leve, podendo acomodar um número maior de astronautas, sete no total. A nave é projetada para ser reutilizada até 10 vezes.


O Dream Chaser é uma recriação do HL-20, um protótipo da NASA construído por engenharia reversa de fotos obtidos por espionagem da antiga União Soviética. [Imagem: NASA


Sierra Nevada Corp. - Dream Chaser
Embora lembre um pouco o ônibus espacial, o Dream Chaser é na verdade uma cópia de um projeto da extinta União Soviética.
Com apenas 10 metros de comprimento, este é o único concorrente projetado para pousar em um aeroporto, e lembra um pouco uma versão tripulada do micro-ônibus espacial não-tripulado, que o governo norte-americano está usando para espionagem - veja o projeto do X-37 abaixo.
A recepção ao anúncio recente desta nave não foi calorosa, causando estragos ao já combalido programa espacial do governo Barack Obama, principalmente depois que os próprios engenheiros reconheceram que aquela que se propõe a ser uma futura nave da NASA é fruto de engenharia reversa de um projeto soviético de mais de 40 anos.
A nave está em fase muito inicial, sem um cronograma de curto prazo para lançamento, embora a Sierra Nevada tenha anunciado um possível protótipo para 2015.


A cápsula MPCV já está em construção, em um contrato com a empresa Lockheed Martin. [Imagem: Lockheed Martin]



NASA/Lockheed Martin - MPCV
Este é o projeto que mais aproxima do que se poderia chamar de uma "nave da NASA", embora todo o trabalho esteja sendo feito pelo parceiro privado.
Anunciada como sendo umaespaçonave para o espaço profundo, o Veículo Tripulado de Múltiplos Propósitos (MPCV: Multi-Purpose Crew Vehicle) está sendo projetado para missões "mais longas", de até 21 dias.
A MPCV é o que restou do Projeto Constelação, que deveria substituir os ônibus espaciais, mas foi cancelado antes de decolar - a cápsula chamava-se Órion naquele projeto.
O espaço útil da nave é de 20 metros cúbicos, dos quais 9 metros cúbicos de "espaço habitável", suficiente para levar quatro astronautas.
Espera-se que esta nave possa ser utilizada para uma missão tripulada até um asteroide ou, eventualmente, até a Lua.





A grande novidade do veículo Goddard é o pouso vertical em terra. [Imagem: Blue Origin]



Blue Origin - Goddard
Este é o projeto mais secreto dos cinco sendo bancados pela NASA.
A Blue Origin é a empresa aeroespacial do fundador do site Amazon.com, Jeff Bezos.
A grande novidade do veículo Goddard é o pouso vertical em terra, uma tendência seguida por outras empresas, sobretudo em busca de diminuição nos custos operacionais.
Os primeiros testes, em um programa chamado New Shepard, foram feitos em 2006. Mas pouco se sabe deles e do progresso feito pela empresa desde então.
A nave tripulada está sendo projetada para ser lançada inicialmente por um foguete Atlas V, embora a Blue Origin tenha anunciado o desenvolvimento de um foguete próprio reutilizável.


Com 8,9 metros de comprimento, 4,5 metros de envergadura e 2,9 metros de altura, o X37-B tem cerca de um quarto do tamanho de um ônibus espacial. [Imagem: US Air Force]

Boeing - X-37B
A Boeing já fabricou e lançou ao espaço duas unidades do chamado "avião hipersônico X-37B", essencialmente um mini-ônibus espacial não-tripulado.
Não-tripulado por enquanto.
A empresa admitiu que há duas versões desta nave de 9 metros de comprimento sendo estudadas. A primeira é como um cargueiro para levar materiais para a Estação Espacial Internacional.
Para isso, seu enorme tanque, projetado para longas missões - ele já ficou até sete meses no espaço - deverá ceder lugar a um porta-malas maior.
Em seguida, planeja-se uma versão estendida, que seria chamada X-37C, chegando a 14,3 metros de comprimento, um pouco menos da metade de um ônibus espacial, mas grande o suficiente para levar seis astronautas.
Se esses planos chegarem a ser postos em prática, então os Estados Unidos terão trocados os ônibus espaciais por... micro-ônibus espaciais.





FONTE - SITE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA. Conheça os prováveis sucessores dos ônibus espaciais. 11/10/2011. Online. Disponível em www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=sucessores-onibus-espaciais. Capturado em 22/10/2011.